sexta-feira, 5 de março de 2010

Elixir de Alecrim contra a Queda de Cabelo

Cansada de gastar dinheiro em ampolas para a queda de cabelo,  um dia decidi pôr mãos ao trabalho e criar um elixir que servisse o mesmo propósito por metade do preço, ou mesmo gratuitamente, visto que a Natureza nada nos cobra quando damos bom uso ao que ela nos ensina. A receita que se segue é muito fácil de executar e fica pronta em apenas quinze dias. E porque solucionei o meu problema desta forma, quis partilhá-la convosco.


Materiais:
Um frasco de vidro esterilizado
Meio litro de álcool
Meio litro de água de rosas ou água de nascente
250 gramas de alecrim fresco
100 gramas aloé-vera fresco
20 gotas de óleo essencial de cipreste, bétula ou alfazema.

Cortamos o aloé em pequenos pedaços e desfolhamos as ramas de alecrim para dentro do frasco. As plantas devem ser passadas por água corrente antes de iniciado o processo e podem, igualmente, ser pisadas num almofariz. As quantidades não necessitam ser exactas, mas é importante que as plantas preencham o frasco quase na totalidade. Seguidamente, enchêmo-lo com água de nascente (ou de rosas) e álcool em partes iguais. Notarão que a mistura aquecerá ligeiramente, uma reacção química entre o álcool e a água, o que é útil para a extracção das substâncias activas presentes nas plantas. O frasco deve permanecer guardado num local escuro, onde repousará durante quinze dias. Decorrido esse tempo, coamos a loção e acrescentamos-lhe o óleo essencial.
O elixir deve ser aplicado na raiz do cabelo, em toda a extensão do couro-cabeludo, após o banho. Costumo usar uma seringa para esse efeito.
Ao contrário das loções dispendiosas vendidas na farmácia, este elixir demora um pouco mais a actuar. Não obstante, os seus efeitos são muito mais duradouros.
Para além de travar a queda de cabelo, o alecrim ajuda a prevenir o aparecimento de caspa.   

Sem comentários:

Enviar um comentário