quinta-feira, 8 de abril de 2010

Com Manteiga e Mel

As torradas barradas com manteiga e mel foram, supostamente, uma invenção minha, um lanche que faz as delícias do meu irmão. Um dia destes encontrei esta “minha” receita num dos livros do meu pai, mais propriamente na Encyclopedia of Beekeeping, publicada por Roger Morse e de Ted Hooper em 1985.



O livro fala de uma iguaria de enorme sucesso, desenvolvida por canadianos na década de 30 e comercializada naquela época nos EUA. Este produto para barrar o pão, consistia numa mistura de cerca de 90% de mel cristalizado e 10% de manteiga, percentagens que podiam variar consoante o gosto de cada um. Os autores referem, ainda, que o produto caseiro, embora tivesse o mesmo sabor, estragava-se em poucas semanas – o mel não suporta aditivos durante um longo período de tempo –, mas acrescentam que os industriais canadianos haviam conseguido dar-lhe uma validade muito maior através de um processo secreto que, como é óbvio, não revelam.
Em todo o caso, sempre podem seguir a “minha” receita, barrando as torradas com manteiga e regando-as com um fio de mel!

2 comentários:

  1. Na grande maioria das vezes, as receitas e/ou procedimentos mais simples são os mais apetitosos ou eficazes. Também já experimentei barrar as torradas com manteiga e um fiozinho de mel, e são óptimas. Esta foto está um bocadinho "torcida", pois tu falas em torradas e parecem-me bolachas, é por causa do flash que ainda por cima reflectiu num pratinho banco e amarelo. Se o pratinho fosse mais escuro resultava melhor!
    Beijos grandes!

    ResponderEliminar
  2. Pois... as torradas seriam pouco fotogénicas... :)

    ResponderEliminar