domingo, 25 de abril de 2010

Íris, a Mensageira

Alada e célere, Íris é a enviada de Zeus e de Hera na Mitologia Grega. Hermes no feminino, traz consigo um caduceu, a vara das duas serpentes, dos dois caminhos. Ela representa a união do Céu e da Terra, a estrada que liga os deuses aos homens, o plano inteligível do espírito ao plano sensível da matéria. Hesíodo apresenta-a como filha de Taumas, o espanto, e de Electra, o âmbar. Pertencente à raça de Oceano, é irmã das Hárpias. Diversos mitos representam-na como mãe de Eros, o Amor, e esposa de Zéfiro, o Vento suave do Ocidente.
Encontrei-a por mero acaso à luz crepuscular, enquanto passeava pelo campo dos alhos selvagens.



Taxonomia:
Nome latino: Gynandriris sisyrinchium (L.)
Divisão: Magnoliophytas
Classe: Liliopsidas
Ordem: Asparagales
Família: Iridáceas (Moráceas)
Nomes comuns: Íris, pés-de-burro, patas-de-burro.

Identificação: As delicadas flores azuis de 6 tépalas surgem entre Março e Maio e parecem brotar directamente do solo. As três tépalas exteriores apresentam uma mancha branca ou branca e amarela, ao passo que as tépalas internas são erectas, lanceoladas e completamente azuis. A gynandriris não atinge muito mais do que 15/20 cm de altura. Folhas basais e lineares. A raíz é particularmente aromática.
Distribuição: Europa e Ásia. Terrenos incultos, hortas, pastagens, solos alcalinos, locais parcialmente sombrios, clareiras de bosques.
Partes usadas: Planta completa, sobretudo a raíz.
Usos: Perfumaria.
Curiosidades: No Japão, é-lhe atribuído um papel purificador e protector. No dia 5 de Maio, os Japoneses tomam banho de flores de íris para atraírem a boa-sorte. De acordo com Ogrizek, no Japão as íris são plantadas nos telhados de colmo como protecção contra incêndios e mau-olhado (Ogrizek, 1954). O seu nome científico, gynandriris, refere-se ao Grego gyn (femenino) e andros (masculino), devido ao facto de o pistilo e dos estames estarem unidos. Sisyrinchium vem do Grego sys, porco, e rhynchos, nariz, por ser hábito destes animais foçarem nas suas raízes.

1 comentário: