domingo, 23 de maio de 2010

Gelado de Tília e Rosa Vermelha


E porque Maio é o mês das Rosas, deixo-vos aqui uma aromática e refrescante receita de gelado, que desenvolvi primeiro com base numa antiquíssima receita de geleia de rosa e que mais tarde simplifiquei de modo a torná-la mais leve e económica.

Ingredientes:
Pétalas de rosa vermelha
Flor de tília
Açúcar (1 colher de sopa)
Natas (1 pacote pequeno)
Mel (3 a 5 colheres de sopa, consoante o gosto)

Prepara-se uma tisana com as pétalas de rosa e a tília, à qual se acrescenta 1 colher de sopa de açúcar. A água deve cobrir o conteúdo do púcaro e não excedê-lo em demasia.
Numa tigela, batem-se as natas em chantilly juntamente com o mel e adiciona-se lentamente a tisana previamente arrefecida.
As quantidades, como acontece em quase todas as minhas receitas, podem variar de acordo com o gosto de cada um. Uma maior percentagem de rosa dará ao gelado um tom mais escuro e um paladar mais acentuado.
Quanto mais vermelhas forem as rosas, mais saudáveis serão, uma vez que conterão uma maior percentagem de taninos, bons para o sangue.
Depois de muito bem batido, o gelado é levado ao congelador durante cerca de duas horas. Ao fim desse tempo, deverá ser novamente batido até voltar a ficar cremoso e só então poderá solidificar totalmente. Este é o segredo desta receita que não necessita de ovos.

Feliz Verão!

Sem comentários:

Enviar um comentário