domingo, 23 de agosto de 2015

Abóbora Espiritual

Estamos já no tempo delas, e vamos tirar o máximo proveito deste fruto tão benéfico para a nossa saúde física e mental. Sim, mental, isto porque a abóbora ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos promotores de felicidade.

Ingredientes:
4 cebolas grandes picadas e uma às rodelas para decoração final
Polpa de abóbora (cerca de 1,5 kg.)
Azeite
7 dentes de alho picados
3 folhas de louro
Sal marinho q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
Farinha de trigo ou cevada (4 colheres de sopa)
Leite de aveia ou outro
1 colher de sopa de manteiga ou margarina vegetal
Ervas aromáticas (orégãos, manjerona, manjericão)

Em tudo semelhante à tradicional receita de bacalhau espiritual, começamos por fazer um refogado em azeite com as cebolas, o alho, as folhas de louro, sal e pimenta q.b. Quando a cebola estiver alourada, juntamos-lhe a polpa de abóbora.
À parte, fazemos um molho branco com farinha de trigo ou cevada e leite, ao qual acrescentamos opcionalmente uma colher de manteiga, ou margarina vegetal, e noz-moscada q.b. 
Quando o refogado estiver cozinhado a nosso gosto, juntamos-lhe o molho, mexendo e envolvendo tudo muito bem. Deixamos ferver por mais alguns minutos, acrescentando um pouco mais de leite ou farinha se necessário, até atingir a consistência que queremos.
Colocamos este preparado num tabuleiro, polvilhamo-lo com pão ralado, e/ou opcionalmente queijo ralado, e cebola às rodelas. Regamos tudo com um fio de azeite e acrescentamos alguns orégãos ou outras ervas aromáticas secas que tenhamos à mão.
Vai ao forno durante cerca de 20 minutos até a cebola alourar. 

Este prato leve acompanha bem com um vinho igualmente Leve, da Península de Lisboa, de preferência um branco ou um rosé. As tisanas que melhor se adaptam a este paladar são as de flores, como a camomila, e as de frutos, como o alperce e o pêssego.   

Sem comentários:

Enviar um comentário