sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Ágata Musgosa - a Pedra de Mabon

Ligada aos elementos Terra e Água, a formação da ágata-musgosa é anterior ou contemporânea aos primórdios da Vida na Terra. Vista desde tempos remotos como lenitiva, protectora e fecunda, e sendo abundante nos EUA, vamos encontrá-la nas tradições índias como hidratante, dermoprotectora e anti-fúngica, usada em elixires dermatológicos, anti-gripais e anti-inflamatórios. Este pedra restaura o equilíbrio físico, emocional e espiritual, aumenta a auto-estima, melhora a circulação sanguínea e linfática, desbloqueia a energia, facilita a expressão e o diálogo, alivia o stress e proporciona auto-conhecimento e perdão. 

Cor: Verde-escura, acinzentada, hialina ou leitosa, parece ter aprisionados fiapos de musgo ou algas (óxidos de titânio).

Família: Quartzos (quartzo dendrítico).

Elementos: Terra e Água.

Signos zodiacais: Peixes, Leão, Virgem, Caranguejo, Touro, Gémeos e Escorpião.

Planetas: Mercúrio, Vénus, Júpiter e Lua.

Estrela: Procyon (Cão Menor)

Entidades: Rhiannon, Cohue, Deganta, Morrigú, Thor, Reve, Hermes-Mercúrio, Artémis, Ishtar, Nabia, Dionísio-Baco  e o Homem-Silvestre (The Green Man).

Sabbat: Mabon.

Plantas: Musgos, fetos, avencas, viscos, acácias e carvalhos.

Animal: Fénix.

Aromas: Funcho, gengibre, carvalho, incenso e sândalo.

Chakras: Anahata (cardíaco), Sahasrara (coronário) e chakras menores do baço.

Doshas: Equilibra Vata, arrefece Pitta, promove Kapha.

Energia: Auxilia na cura, é antidepressiva, promove a criatividade, a amizade, o amor, a paz, a coragem, o diálogo, a fecundidade, a prosperidade, a longevidade, as trocas comerciais e auxilia na jardinagem, agricultura e montanhismo, e protege contra acidentes e insónia.

Limpeza: A ágata-musgosa gosta de água mineral corrente e do contacto directo com plantas para recarregar a sua energia. Deve ser passada por água de nascente e deixada durante uma lua no vaso de uma planta ou mesmo na terra, melhor se junto às raízes de um carvalho.  

Sem comentários:

Enviar um comentário