sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Creme Mabon

Sob a égide do elemento terra, um creme suave, leve e original, muito fácil de confeccionar, uma entrada cheia de requinte a celebrar o Outono!

Ingredientes para 4 pessoas aprox.:
3 cebolas brancas grandes
1 chuchu
1/2 aipo
3 dentes de alho
Alho-francês
Cerca de 350 gramas de cogumelos brancos ou castanhos
1 chávena de flocos de aveia
Sal marinho q.b.
Azeite

Postos em cru num tacho fundo, colocamos o chuchu, as cebolas, o alho francês (a quantidade varia consoante o nosso gosto), os dentes de alho e os caules de aproximadamente meio aipo tenro, reservando parte das folhas. Todos estes ingredientes devem ser cortados em pedaços pequenos, de modo o reduzir o tempo de cozedura, a meio da qual acrescentamos a aveia e os cogumelos, reservando destes uma pequena porção para laminar.

Trituramos assim que tudo estiver bem cozido, de preferência sem apagar o lume, um truque que permite poupar tempo, energia e obter cremes mais suaves e bem ligados.
Temperamos o nosso creme com um pouco de sal e adicionamos-lhe as folhas do aipo que deixámos de reserva, bem como os cogumelos já laminados.
Para que o azeite mantenha todas as suas características e riqueza aromática, podemos adicioná-lo apenas quando o creme estiver pronto ou mesmo depois de servido.

Desfrute dos sabores do campo e do bosque acompanhados de um excelente tinto Terra Mãe e de pão d'alho com queijo de cabra, azeite e orégãos. Um chá de frutos negros joga igualmente bem.

Bom Equinócio!

Sem comentários:

Enviar um comentário