domingo, 4 de outubro de 2015

Mostarda (Sinapis alba)

Família: Brassicaceae.

English Name: Mustard oil.
  
Origem: UE, Canadá, Nepal, Myanmar, Rússia, Ucrânia, EUA.

Partes Usadas: Sementes.

Aroma: Característico, pungente. 

Cor: Dourado.

Princípios Activos: Ácidos erúcico, eicosanóico, beénico, tetracosanóico, linoleico, α-linolénico, silício, palmítico, oleico, esteárico; lecitina, cálcio, ferro, zinco, sódio,  magnésio, potássio e fósforo, bem como vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B9, B12, C, E e K.

Propriedades: Anti-inflamatório, anti-fúngico, rubefaciente, anti-asmático, descongestionante, emoliente, anti-acneico, antibacteriano, antidepressivo, anti-hemorrágico, vulnerário, anti-queda de cabelo, anti-caspa e anti-reumatismal. 

Usos: Empregue em massagem ayurvédica no tratamento de indivíduos de constituição Kapha e Vata, bem como em desportistas e pacientes que sofram de artrite, rigidez e dores musculares, dilatação do baço, inflamações e má circulação.  Usado em casos de fadiga muscular, acne, feridas e bronquite. Melhora a textura e a pigmentação da pele e actua como rubefaciente, activando a circulação e limpando os poros, sobretudo quando combinado com açafrão em pó como esfoliante. O óleo obtido da mostarda-amarela pode ser usado em zonas sensíveis, como os olhos, o nariz, a garganta e os genitais, mas não sem aconselhamento médico. Aplicado na cabeça previne a queda de cabelo e doenças do couro-cabeludo.  

Cuidados: Usar preferencialmente diluído noutro óleo carreador, como o de amêndoas-doces ou o de sésamo. 

Curiosidades: É um dos óleos mais utilizados pela medicina ayurvédica como óleo de Inverno, devido a sua capacidade de gerar calor. No fabrico de sabão, resulta melhor quando combinado com manteiga de karité, aloé e óleos essenciais de tea tree (malaleuca), erva-príncipe, alfazema e menta. 

Ler mais sobre a Mostarda no Herbário

Sem comentários:

Enviar um comentário